As mudanças nas concepções de infância ao longo da história da humanidade e, consequentemente, nas estruturas de atendimento a essas crianças, geraram discussões sobre a necessidade de adequar a educação a essa nova realidade. É justamente nas instituições de ensino que essas mudanças assumiram seu caráter mais revolucionário e uma nova concepção se instalou: o cuidar não é mais o único foco do trabalho, mas parceiro indissociável do educar. Essa visão unificadora trouxe mudanças significativas neste universo e com ela, a necessidade de se criar diretrizes, parâmetros e indicadores para que essa missão seja cumprida a contento, de maneira mais uniforme, garantindo ao maior número possível de crianças um padrão de qualidade no atendimento recebido.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ao
tratarmos desse tema é importante evidenciar que, graças às discussões acerca
dos papeis e funções assumidas por essa etapa de ensino no desenvolvimento das
crianças, diversas mudanças foram promovidas em nosso país, trazendo avanços
significativos nessa área. Atribuir à criança um valor na sociedade equivale a
se preocupar com essa parcela da população de forma mais ampla, em seus
aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
As mudanças nas concepções de infância ao longo da história da humanidade e, consequentemente, nas estruturas de atendimento a essas crianças, geraram discussões sobre a necessidade de adequar a educação a essa nova realidade. É justamente nas instituições de ensino que essas mudanças assumiram seu caráter mais revolucionário e uma nova concepção se instalou: o cuidar não é mais o único foco do trabalho, mas parceiro indissociável do educar. Essa visão unificadora trouxe mudanças significativas neste universo e com ela, a necessidade de se criar diretrizes, parâmetros e indicadores para que essa missão seja cumprida a contento, de maneira mais uniforme, garantindo ao maior número possível de crianças um padrão de qualidade no atendimento recebido.
As mudanças nas concepções de infância ao longo da história da humanidade e, consequentemente, nas estruturas de atendimento a essas crianças, geraram discussões sobre a necessidade de adequar a educação a essa nova realidade. É justamente nas instituições de ensino que essas mudanças assumiram seu caráter mais revolucionário e uma nova concepção se instalou: o cuidar não é mais o único foco do trabalho, mas parceiro indissociável do educar. Essa visão unificadora trouxe mudanças significativas neste universo e com ela, a necessidade de se criar diretrizes, parâmetros e indicadores para que essa missão seja cumprida a contento, de maneira mais uniforme, garantindo ao maior número possível de crianças um padrão de qualidade no atendimento recebido.
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