
quarta-feira, 22 de maio de 2013
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ao
tratarmos desse tema é importante evidenciar que, graças às discussões acerca
dos papeis e funções assumidas por essa etapa de ensino no desenvolvimento das
crianças, diversas mudanças foram promovidas em nosso país, trazendo avanços
significativos nessa área. Atribuir à criança um valor na sociedade equivale a
se preocupar com essa parcela da população de forma mais ampla, em seus
aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
As
mudanças nas concepções de infância ao longo da história da humanidade e,
consequentemente, nas estruturas de atendimento a essas crianças, geraram
discussões sobre a necessidade de adequar a educação a essa nova realidade. É
justamente nas instituições de ensino que essas mudanças assumiram seu caráter
mais revolucionário e uma nova concepção se instalou: o cuidar não é mais o único foco do trabalho, mas parceiro
indissociável do educar. Essa visão
unificadora trouxe mudanças significativas neste universo e com ela, a
necessidade de se criar diretrizes, parâmetros e indicadores para que essa
missão seja cumprida a contento, de maneira mais uniforme, garantindo ao maior
número possível de crianças um padrão de qualidade no atendimento recebido.

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