quarta-feira, 22 de maio de 2013

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao tratarmos desse tema é importante evidenciar que, graças às discussões acerca dos papeis e funções assumidas por essa etapa de ensino no desenvolvimento das crianças, diversas mudanças foram promovidas em nosso país, trazendo avanços significativos nessa área. Atribuir à criança um valor na sociedade equivale a se preocupar com essa parcela da população de forma mais ampla, em seus aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
As mudanças nas concepções de infância ao longo da história da humanidade e, consequentemente, nas estruturas de atendimento a essas crianças, geraram discussões sobre a necessidade de adequar a educação a essa nova realidade. É justamente nas instituições de ensino que essas mudanças assumiram seu caráter mais revolucionário e uma nova concepção se instalou: o cuidar não é mais o único foco do trabalho, mas parceiro indissociável do educar. Essa visão unificadora trouxe mudanças significativas neste universo e com ela, a necessidade de se criar diretrizes, parâmetros e indicadores para que essa missão seja cumprida a contento, de maneira mais uniforme, garantindo ao maior número possível de crianças um padrão de qualidade no atendimento recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário