quarta-feira, 22 de maio de 2013

A MATEMÁTICA...


O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume 3 (BRASIL, 1998) trata da relação da matemática construída pela criança desde seus primeiros anos, como se explicita essa relação que está presente em seu cotidiano,


As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. (BRASIL, 1998, p. 207)

O que se prega é uma visão da matemática como criação humana, “[...] o professor tem um papel mediador, o organizador do ambiente para aprendizagem na sala de aula. O aluno é ativo e construtor do seu próprio conhecimento.” (NACARATO, MENGALI, PASSOS, 2009. p. 25).  E o Referencial assume essa postura na maneira de se trabalhar a matemática na Educação Infantil.


Ao se trabalhar com conhecimentos matemáticos, como com o sistema de numeração, medidas, espaço e formas etc., por meio da resolução de problemas, as crianças estarão, consequentemente, desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipótese, deduzir, refletir e argumentar. (BRASIL, 1998, p 212)

Dessa forma a visão de matemática que se busca alcançar é a de conhecimento histórico da humanidade, “com o ensino voltado aos processos gerativos da matemática, com ênfase na resolução de problemas” (NACARATO, MENGALI, PASSOS, 2009. p. 25) e não como uma relação de descrédito ou até mesmo de pavor por parte daqueles que vivem dentro da instituição escolar, pavor que tende a permanecer nos anos seguintes, durante a própria vivência. O que se busca é encontrar um elo entre a matemática e seu reconhecimento na vida humana em diversas situações do dia a dia e essa construção prazerosa deve se consolidar desde a educação infantil. Uma das estratégias mais eficientes para construir essa relação é o uso de jogos e brincadeiras de valor matemático nas rotinas das salas de atividades.

 

Referências Bibliográficas:

 

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A formação da professora polivalente: desafios de ensinar o que nem sempre se aprendeu. In:_________________: A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental tecendo fios do ensinar e do aprender. São Paulo: Autêntica, 2009, p.15-38


BRASIL, Ministério da Educação, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 3. Brasília MEC/ SEB, 1998.

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